Com realizar uma boa Modelagem em CAA
Modelagem de linguagem em CAA, também conhecida como linguagem natural assistida ou modelagem de linguagem assistida, ou estimulação de linguagem auxiliada, é uma estratégia para ensinar crianças e adultos a usar a CAA. A modelagem envolve duas ou mais modalidades, uma das quais deve incluir o sistema AAC do aprendiz” (Allen, Schlosser, Brock e Shane, 2017, p.157). Em outras palavras, isso quer dizer: usar a sua fala enquanto aponta para os símbolos no sistema de CAA.
Como a Modelagem deve ser fornecida? Parceiros de comunicação (por exemplo, funcionários da escola, pais, colegas, irmãos, terapeutas) modelam a linguagem apontando para os símbolos no quadro ou dispositivo de comunicação de um aprendiz de CAA enquanto fala simultaneamente.
Dicas para fornecer modelagem de forma eficaz: O propósito é ensinar o aprendiz formas de usar o seu sistema de CAA para se comunicar.
O Indivíduo deve ser encorajado, mas não obrigado a usar símbolos durante suas interações. Lembre-se dos ingredientes para uma modelagem bem-sucedida:
Falar de forma lenta e claramente articulada;
Modele simultaneamente falar e tocar símbolos para palavras-chave, frases ou sentenças durante a interação com o aprendiz, de preferência em atividades motivadoras.
Quando o indivíduo comunica algo através de outra modalidade (por exemplo, gesto, aproximação de palavras, movimentos corporais etc),respeite, e valorize a comunicação, modelar uma palavra ou frase para comunicar que corresponde ao que foi comunicado sem fazer o aprendiz repetir;
Forneça vários modelos de palavras-alvo em uma variedade de contextos, modelando várias funções de comunicação;